Cadastre-se  |  Esqueci minha Senha

 Hábito 4 - Pense em Ganha-Ganha


É um estado de espírito que busca constantemente o benefício mútuo em todas as interações humanas. Não se trata do meu jeito ou do seu jeito, e sim de um jeito melhor, superior.

Os seis paradigmas da interação humana são:

Ganha/Ganha– Significa entender que os acordos e soluções são mutuamente benéficos, mutuamente satisfatórios. Todas as partes se sentem bem com a decisão, e comprometidas com o plano de ação. Ganha/Ganha vê a vida como uma cooperativa, não como um local de competição. Ele se baseia no poder ou na posição, e não nos princípios. Ganha/Ganha se baseia no paradigma de que há bastante para todos, que o sucesso de uma pessoa não se conquista com o sacrifício ou a exclusão de outra.

Ganha/Perde– Adota a abordagem autoritária: “eu sigo em frente, você fica para trás”. As pessoas Ganha/Perde são propensas a usar a posição, poder, cargo, coisas ou sua personalidade para avançar. Muita gente foi criada dentro desta mentalidade desde o nascimento. A força inicial e mais importante em ação é a família. Quando um filho é comparado com o outro, as pessoas vivem dentro do pensamento Ganha/Perde.

Perde/Ganha– É pior que Ganha/Perde, pois não tem padrões. Nada de exigências, expectativas ou visão. Pessoas que pensam em Perde/Ganha normalmente preferem conceder e concordar. Tem pouca coragem de expressar seus sentimentos e opiniões, e se intimidam facilmente com a força da referência alheia. “Sou pacífico, faço qualquer coisa para manter a paz”.

Perde/Perde– Quando duas pessoas Ganha/Perde se encontram, ou seja, dois sujeitos determinados, teimosos e egoístas interagem, o resultado é Perde/Perde. Os dois perdem e tornam-se vingativos, e querem a “revanche” ou a “vingança”,  cegos para o fato de que o assassinato é suicídio, e que a vingança é uma faca de dois gumes. Também é filosofia de uma pessoa altamente dependente, sem orientação interna, que está mal e pensa que os outros também devem estar assim.

Ganha– Pessoas com uma mentalidade tipo Ganha não desejam necessariamente  que outras percam. Isso é irrelevante. Só importa para elas conseguir o que pretendem.

Ganha ou nada feito– Significa basicamente que se não conseguimos encontrar uma solução mutuamente benéfica, concordamos em discordar amigavelmente. Nada feito. Nenhuma expectativa foi criada, compromissos de desempenho não foram estabelecidos.

« voltar

Cadastro Empresas

Cadastro Candidatos

 empresas cadastradas

GAP

Luiza Barcelos

Castilho

Recco Lingerie

O Boticario

Hope Lingerie

FOM

KYW

LIVE!

Regina Rios

Casa Almeida

Urban Arts

Forum

Colcci

Ateen

Dudalina

Visionari

Scarf Me

Farm

CORI

Luigi Bertolli

Offashion

O'neill

Tropical Brasil

HD Hawaiian Dreams

Fatal

My Shoes

Lilica & Tigor

Hering

Mr. Kitsh

Arezzo

M.Officer

Via Uno

Ateliermix

FOLIC